Inteligência artificial permite poesia no Twitter
Hugo Oliveira, um investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, desenvolveu um sistema de criatividade artificial que consegue escrever poesia de forma autónoma.
O sistema computacional "PoeTryMe" foi introduzido no Twitter, com a conta Poeta Artificial, e tem-se dedicado a escrever poemas em português, contando já com 190 seguidores.
Os poemas gerados por este sistema são fruto de um processo automatizado, "o sistema começa por obter os últimos tweets que mencionam um assunto muito comentado no Twitter. A partir daí, efetua uma contagem das palavras mais usadas, retira o que considera ruído e utiliza os substantivos, verbos e adjetivos mais frequentes como ponto de partida", explica Hugo Oliveira.
Para além do perfil no Twitter, o "PoeTryMe" tem um site onde cria poemas a pedido dos utilizadores, personalizados com palavras específicas e obedecendo a diferentes estilos como o soneto e a quadra.
Para além de poemas o sistema também pode criar letras para músicas, inspiradas nos estilos de famosos clássicos como 'What a Wonderful World' de Louis Armstrong ou 'Ring of Fire' de Johnny Cash.