Chama-se "LetsRead" e avalia a capacidade de leitura das crianças
A inovação está a ser desenvolvida na Universidade de Coimbra e permite determinar o nível de leitura dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A "LetsRead" deteta, ainda, alguns problemas como a dislexia.
Uma equipa de investigadores do Instituto de Telecomunicações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em parceria com a Microsoft, está a criar uma ferramenta que será muito útil para a comunidade escolar, em especial para os professores. Esta tecnologia, que determina a capacidade de leitura, vai ajudar os alunos a ultrapassar uma das principais metas curriculares deste ciclo.
Este mecanismo pedagógico “deteta e quantifica o número de palavras corretas, erros de pronúncia, hesitações, velocidade de leitura e outros indicadores, calculando de forma automática um índice global de capacidade de leitura do aluno”, explica Fernando Perdigão, o coordenador do projeto. Através deste sistema torna-se possível identificar problemas considerados obstáculos à aprendizagem, como é o caso da dislexia.
Saiba mais aqui.