| PROGRAMAS > PROGRAMAS MEDIA LAB
Programas Media Lab

Desafios do Media Lab 

Os workshops que o Media Lab oferece são adequados aos diferentes públicos, conforme se destinam a alunos, séniores ou a famílias. E podem ser realizados nas escolas ou Instituições desde que com acesso à internet.

A sessão é realizada com o apoio de monitores especializados e com todo o equipamento necessário para concretizar os desafios propostos.

O desafio base que lançado é que os seus participantes façam a 1.ª Página de um jornal, percebendo os rigorosos critérios de selecção de notícias, imprimindo-lhes um cunho próprio, embora respeitando as regras jornalísticas, e tomando assim consciência do mundo à sua volta.

Além deste desafio, o Media Lab tem desenvolvido outros workshops temáticos, em que os participantes podem ir mais além no trabalho de "jornalista". 

"A organização subscritora garante que dispõe das necessárias autorizações para a captação e divulgação de imagens dos participantes pela Entidade Formadora, as quais poderão ser utilizadas quer em publicações impressas, quer on-line, não tendo esta qualquer responsabilidade no caso de eventuais reclamações de terceiros referentes à captação ou divulgação das referidas imagens." 

 

"Faz a tua 1.ª Página"

Os alunos vão ser jornalistas e editores, através da criação da 1.ª página de um jornal. Vão selecionar e escrever notícias e títulos, escolher as imagens e legendá-las e, ainda, discutir os critérios que vão justificar a edição da sua 1.ª página.

Adaptado a todos os públicos.

"Trabalhar em Editorias"

Este é o desafio base do Media Lab. Aqui, os alunos vão ser jornalistas e editores vivendo a experiência de criar um jornal. Vão selecionar e escrever notícias e títulos, assim como escolher fotografias. Vão, também, aprender como são tomadas as decisões editoriais e discutir os critérios que vão justificar a edição da 1.ª página. Trabalham em grupos de dois por editoria, resultando um jornal por grupo.

Destinado a público a partir do 9.º ano do ensino básico.

"Redação do Século XXI"

Enquanto alguns alunos trabalham em 1.ª página ou editorias, os restantes podem participar em actividades multimédia. Num verdadeiro trabalho de equipa, uns dedicam-se aos géneros de escrita tradicionais, outros trabalham em vídeo e áudio (videocast), fotojornalismo ou novas plataformas (blogue).

Destinado a público a partir do 5.º ano do ensino básico

Com o workshop  "Repórteres de Guerra -  Um olhar sobre a 1.ª Guerra Mundial", pretendemos estimular e reforçar o conhecimento dos alunos sobre a Primeira Guerra Mundial e a história de Portugal e da Europa, na primeira metade do século XX.

Destinado a público a partir do 7.º ano do ensino básico.

"Falando de Saúde"

Aliando a literacia dos media à literacia em saúde, os alunos são desafiados a fazer o seu jornal de uma ou quatro páginas com o objetivo de dar a conhecer aquilo que se passa na saúde. O foque é colocado em notícias sobre: saúde mental e prevenção da violência; educação alimentar e atividade física; prevenção dos comportamentos aditivos e dependências; afetos e educação para uma sexualidade responsável.

Destinado a público a partir do 5.º ano do ensino básico.

"25 de abril... e depois?"

Destinado ao público do 9.º ano, ensino secundário e profissional, este workshop irá levar os jovens numa viagem pelos encantos da história, através de dados estatísticos e vídeos fornecidos pela Pordata e pelo Centro de Documentação 25 de abril (Universidade de Coimbra).

Depois, o desafio é simples e divertido: escrever sobre as grandes mudanças sociopolíticas e económicas que ocorreram desde 1974, dividindo-se pelas diferentes editorias e escrevendo cada um o seu artigo de análise sobre um determinado tema que considere ter sofrido mudanças mais marcantes e relevantes.

No final, cada grupo ficará com um suplemento temático onde, de forma heterogénea, estarão retratadas as grandes alterações que a sociedade portuguesa sofreu desde 1974.

"Falando de Ciências"

Com base nas notícias sobre os temas de ciência mais atuais e polémicas, os alunos a partir do 9.º ano vão fazer um suplemento inteiramente dedicado à ciência. Trabalharão as editorias de Tecnologia, Saúde, Ambiente e a 1.ª Página.

Os alunos a partir do 3.º ciclo, com base nas notícias do DN, vão também abordar a ciência e fazer a sua 1.ª página.

Todos trabalham tendo em conta as principais regras jornalísticas de organização e produção de conteúdos, mantendo assim o objetivo pedagógico do programa.

"Ecojornalistas: Missão 3R"

Os alunos são desafiados a serem "Ecojornalistas" e a elaborar um jornal temático de quatro páginas ou uma 1.ª Página com base em temas ambientais relacionados com os Resíduos Urbanos (RU).

Objetivo? Sensibilizar para o tema da gestão eficaz dos RU produzidos diariamente e a importância dos 3R.

Como? Apresentando a informação num formato atrativo em que a mensagem é transmitida através da prática (fazer), descobrindo a sua missão: os 3R (Reduzir-Reutilizar-Reciclar).

"Falando da Europa"

Os alunos são "jornalistas da Europa", pesquisam notícias nos media, ficando a par de vários temas europeus transversais às várias editorias.

Destinado a público a partir do 7.º ano do ensino básico.

"Portugal Pela Floresta"

 

Mais um workshop de literacia mediática, desta vez dedicado ao tema da floresta.

Os conteúdos deste workshop foram desenvolvidos no âmbito do "Portugal pela Floresta", um programa do Ministério da Agricultura e do Mar, em parceria com um conjunto de entidades que trabalham o tema, nomeadamente projetos de Educação para a Floresta, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre outros parceiros.

Os alunos analisam conteúdos de media e fazem a sua 1.ª página totalmente dedicada à floresta. Transformam-se em verdadeiros embaixadores da causa.

 

 

14/03/2011 | Medialab

Programas
Programas Media Lab
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
"Conheça o Diário de Notícias" | Adultos
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email