| PROGRAMAS > GLOSSÁRIO
Glossário

Glossário

 
Notícia
 
A notícia decorre de um determinado facto ou acontecimento e traduz o seu relato objetivo e imparcial. Na estrutura de um jornal, as notícias são agrupadas de acordo com o tema que tratam - política, economia, cultura, desporto, ciência, etc - e integradas nessa secção ou editoria que corresponde a uma(s) determinada(s) página do jornal.
 
Reportagem
 
A reportagem traduz um envolvimento mais profundo do jornalista com um determinado facto ou acontecimento. A notícia informa, dando resposta às questões fundamentais - o quê, quem, quando, onde, como e porquê - a reportagem detalha essa informação, procura explicações e outras abordagens da notícia. Implica pesquisa, entrevistas e uma edição mais elaborada da informação.
 
Editorial
 
Texto que traduz a opinião do jornal (da direção do jornal) perante um determinado facto ou acontecimento. Pode ser assinado pelo diretor ou por um membro da direção do jornal ou veicular a opinião do jornal como um todo, refletindo uma posição coletiva.
 
Artigo de Opinião
 
Tal como o editorial, traduz uma opinião ou uma visão sobre um determinado facto ou acontecimento, mas é assinado por uma pessoa que não faz parte do jornal. A escolha das pessoas que escrevem artigos de opinião reflete, também, as opções editoriais de um jornal. Estes artigos visam contextualizar a informação e fornecer parâmetros de interpretação.
 
Crónica
 
Género jornalístico que retrata realidades quotidianas num tom de comunicação que integra o relato de factos, a sua interpretação (que pode ser feita na primeira pessoa, pelo cronista) e um determinado contexto.
 
Breves
 
Pequenas notícias que relatam de forma curta, objetiva e em síntese um determinado facto ou acontecimento.
 
Fotografia
 
A fotografia num jornal tem por objetivo ilustrar a notícia ou, em alguns casos, ser em si mesma a notícia. Resulta de um trabalho de equipa entre o jornalista, que escreve o texto e que assume determinadas opções editoriais, e do fotógrafo que, ao captar uma determinada imagem, tem subjacente a objetividade do momento a captar.
A fotografia ganhou uma importância crescente na imprensa - das primeiras páginas sem imagem do século XVIII até às primeiras páginas do século XXI onde a imagem tem um papel muito importante.
 
Ilustração
 
Desenhos, esquemas, gráficos que, recorrendo à linguagem gráfica, traduzem uma determinada informação ou tema.
 
Template
 
Modelo gráfico que representa a estrutura de uma determinada página, secção ou suplemento do jornal. Disposição de texto, imagens, títulos e outros elementos de forma a melhor apresentar a informação.
 
Manchete
 
Principal notícia da primeira página do jornal. Ocupa o lugar mais destacado da página mais importante e, por essa via, reflete a notícia que o jornal escolheu como sendo a que mais impacto tem nessa edição. Pode existir mais do que uma manchete num jornal.
 
Chamadas
 
Pequenos texto de síntese na primeira página que remetem o leitor para o artigo mais desenvolvido no interior do jornal. São temas importantes dessa edição, uma vez que estão presentes na primeira página do jornal. As chamadas podem ser repetidas no jornal, no início da secção/editoria em que se integram.
 
Anúncios
 
Constituem a principal fonte de receita de um jornal. As empresas, marcas ou entidades compram espaço do jornal – páginas inteiras, meias páginas, rodapés, etc – para anunciarem os seus produtos, serviços ou outras comunicações. Os jornais integram ainda outro tipo de anúncios designados por classificados e que são pequenos espaços de oferta e procura de casa, automóvel, emprego ou outros, em regra, publicados por pessoas individuais.
Atualmente, a primeira página de um jornal é um dos espaços privilegiados pelos anunciantes para colocarem publicidade - os formatos mais comuns são rodapés (faixa na horizontal na parte inferior da página) ou as ditas "orelhas" (pequenos quadrados no topo de página).
 
Logótipo do jornal
 
Símbolo que identifica o jornal e que está expresso na área central de topo da primeira página e, geralmente, repetido, num formato mais pequeno, em todas as páginas do jornal.
 
Lead
 
Primeiro parágrafo da notícia que deve responder às 5 questões essenciais: o quê, quem, quando, onde e como. O jornalismo contemporâneo produziu várias alternativas a esta regra, chamando ao primeiro parágrafo o epicentro da notícia, a frase mais forte ou uma descrição que mobilize o leitor a continuar a leitura. Qualquer das formas de utilizar o lead respeita um mesmo objetivo: introduzir o leitor no tema da notícia e conquistar a sua atenção.
 
Intertítulo
 
Título que intercala a notícia ou reportagem, destacando um determinado tema do texto; em regra o assunto do intertítulo reflete o conteúdo do primeiro parágrafo que se segue.
 
Antetítulo
 
Frase de contextualização que precede o título propriamente dito; pode referir locais e datas ou prestar uma informação adicional de suporte ao título. Numa entrevista, por exemplo, o título pode ser uma citação do entrevistado e o antetítulo o nome do entrevistado e a sua profissão ou função que desempenha.
 
Citação
 
Frase que expressa a afirmação de uma determinada pessoa em entrevista ao jornal ou em declarações públicas à imprensa. Deve surgir entre aspas, uma vez que representa o discurso direto - trata-se de uma afirmação da responsabilidade de terceiros que o jornal publica sem adulterar.
Exemplo: "Hoje jogámos para ganhar", disse Scolari no fim do jogo. A frase está entre aspas porque é uma citação. Podia ser usada, no discurso indireto, sem que fossem necessárias aspas: No fim do jogo, Scolari disse que ontem a equipa jogou para ganhar.
 
Fonte de Informação
 
Pessoas, entidades, documentos a partir da qual uma determinada informação é obtida. A fidedignidade das fontes de informação é fundamental no jornalismo de referência. A fonte de informação não precisa de ser revelada; por norma essa fonte está identificada na própria notícia ou reportagem, mas em temas mais sensíveis e, em particular, em jornalismo de investigação, cabe ao jornal decidir sobre a veracidade das informações que recolhe e a forma como pretende relacionar-se com as suas fontes de informação. A responsabilidade pela veracidade da informação publicada é da responsabilidade do jornal e não da fonte, por isso esta é um material de especial importância na gestão de um órgão de comunicação.
 
 
 
 

As funções que os jornalistas podem exercer na profissão variam consoante o órgão de comunicação social em que estão integrados. Todavia, em todos, existe um conjunto de funções-chave, presente em todas as redações.
 
 
Diretor
Coordena o geral e responde pelas suas opções editoriais.
 
Editor-chefe
Coordena um conjunto de áreas editoriais de um jornal ou, no caso de uma editoria com maior dimensão, assume a sua coordenação.
 
Sub-editor
Partilha responsabilidades de edição de uma determinada área do jornal com o editor-chefe.
 
Grande repórter
Realiza reportagens, muitas vezes resultantes de temas que o próprio jornal decide investigar e aprofundar; parte significativa do seu trabalho é realizado fora da redação.
 
Jornalista
Acompanha os temas da atualidade, em regra enquadrado numa determinada secção/editoria do jornal: política, economia, cultura, desporto, ciência, etc.
 
Colunista
Colabora com o jornal, escrevendo artigos de opinião sobre temas de atualidade (ou outros) que contribuem para uma interpretação da realidade que o jornal retrata.
 
Revisor ou copy-desk
Revê textos de jornalistas e colaboradores, assegurando a correção gramatical e a coerência dos textos.
 
Fotógrafo
Capta imagens que ilustram as notícias, reportagens e entrevistas realizadas pelo jornal.
 
Chefe de arte /editor de arte
Define a organização gráfica do jornal, coordenando a disposição de textos, imagens e outros elementos de informação nas páginas do jornal e criando as soluções que tornam o jornal mais apelativo.
 
Gráfico
Pagina textos e imagens, de acordo com os templates definidos para o jornal.
 
Ilustrador
Realiza desenhos, esquemas e gráficos que ilustram temas abordados pelo jornal.
 
Cartoonista
Produz desenhos, geralmente satíricos ou cómicos, sobre temas da atualidade.
 
Correspondente
Envia notícias para o jornal a partir de pontos mais ou menos distantes da área de intervenção do jornal.
 
 
22/03/2011 | Medialab

Programas
Programas Media Lab
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
"Conheça o Diário de Notícias" | Adultos
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email