| PROGRAMAS > PREPARAÇÃO DA VISITA
Preparação da visita

"1ª página" Preparação da visita


Os alunos vão ser jornalistas e editores, vivendo a experiência de criar a 1ª pagina de um jornal. Vão selecionar e escrever as notícias, escrever os títulos, escolher as imagens, legendá-las e ainda discutir os critérios que vão justificar a edição da sua 1ª página final. Trabalham em grupos de 2, até ao 8º ano.


As notícias
Juntos lerem uma seleção de jornais e ouvir ou ver serviços noticiosos. Discutir as histórias principais. Fazer esta atividade poucos dias antes de participar no workshop.


5 Q's
Discutir os 5 Q's (o quê, quem, quando, onde e como). Identificá-los nas diferentes notícias/histórias. Fazer um jogo em grupos de 5; cada aluno cria um Q diferente, sem saber quais são os outros, Q's, depois montam a história.

 

1ª Página
Ler e comparar o layout e conteúdo das 1ª páginas de vários jornais diferentes.
Cortar uma 1ª página e dar aos alunos para que a recomponham.

 

Títulos
Fazer os títulos para novas histórias, fazer títulos disparatados usando "banco" de palavras, brincar com palavras que faltam, títulos incompletos, etc.

Imagens
Cortar imagens de diferentes jornais para que ilustrem uma história que escolhem abordar.

Os alunos podem escolher a que acharem que melhor ilustra a história.
Dar aos alunos um tema da atualidade e pedir-lhes que façam um desenho que a ilustre.

Pesquisa
Treinar, usando a internet, para procurar informação sobre temas de atualidade.

______________________________________________________________

"Trabalhar em Editorias" Preparação da visita

O workshop "Trabalhar em Editorias" é destinado a alunos a partir do 9º ano. Os alunos vão ser jornalistas e editores, vivendo a experiência de criar um jornal. Vão selecionar e escrever as notícias, escrever os títulos, escolher as imagens, legendá-las e vão também aprender como são tomadas as decisões editoriais para, por fim, discutirem os critérios que vão justificar a edição da sua 1ª página final. Trabalham em grupos de 2 por editoria (4), resultando um jornal por ilha.



Os alunos vão fazer pesquisa, escrever, editar histórias para um jornal de 4 páginas. Na escola organizam-se em grupos de no máximo 5 e trabalham notícias do dia. No workshop trabalham em grupos de 2 numa ilha de 8.

Os alunos têm de se organizar 2 a 2 decidindo que papéis vão ser atribuídos. Em cada mesa / Jornal tem de haver:

  2 alunos: Editores das secções de Sociedade e Cultura
  2 alunos: Editores das secções de Politica e Internacional
  2 alunos: Editores das secções de Economia e Desporto
  2 alunos: Diretor e Diretor Adjunto

É função de cada jornalista pesquisar e selecionar histórias e debatê-las com o grupo, escrevê-las e ilustrar. O editor vai "validar" a escolha da 1ª página do jornal.

                                       

                                            Atividades de preparação:
 

Discutir as notícias da semana, da véspera ou do dia em que visitam o Centro Educativo. Isto vai ajudá-los a selecionar os temas quando chegarem.
  

Discutir o parágrafo de abertura da história e os 5 Q's do jornalismo (pirâmide invertida). Praticar, transformando a história em notícia. Dar aos alunos um artigo sem parágrafo de abertura e pedir-lhes que o escrevam.
 

Escrever o corpo da notícia. Escrever os detalhes sobre quem, onde, quando e se possível o como. Depois dar background do assunto e depoimentos de testemunhas, opiniões e comentários e, se possível, projeções (o que poderá acontecer a seguir).
   

Escrever o título. Análise dos acontecimentos, estilos e importância dos títulos usados em jornais. Dar aos alunos artigos sem título e pedir-lhes que o escrevam.
   

Fotografia – analisar as fotografias usadas em jornais. Como é que uma imagem se liga com a história? Uma atividade poderá ser escrever o que uma imagem "comunica" ou identificar no texto o que se vê na foto.
   

Editar – praticar, cortando as notícias de um jornal até um número mínimo de palavras.
   

Valores nas notícias – Com alunos mais velhos poderá discutir e analisar por que razão certas notícias são escolhidas. Há quatro principais razões: Onde aconteceu? Se um acontecimento ocorreu numa área coberta pelo jornal. Quando aconteceu? Se tiver acabado de acontecer é mais "notícia" do que se tiver sido há uma semana. Quem está envolvido? Se houver pessoas conhecidas ou famosas é mais apetecível. Sabor a notícia. Quando o jornalista acha que a história é boa e tem ingredientes que podem interessar o leitor.
   

Pesquisar – Pôr os alunos a pesquisar diferentes histórias em vários websites.

BOM TRABALHO!

_____________________________________________________________

 

15/03/2011 | Medialab

Programas
Programas Media Lab
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
"Conheça o Diário de Notícias" | Adultos
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email