| COMUNIDADE > PLANO NACIONAL DE LEITURA
Plano Nacional de Leitura

Parceria PNL -  Media Lab

O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

A par dos programas de promoção da leitura lançados no quadro do Plano, é desejável que surjam livremente múltiplas e variadas iniciativas, de âmbito local, regional e nacional, levadas a cabo por organizações da sociedade civil, por profissionais e por voluntários.

 

 

O Plano Ler+ Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar das grandes obras da Literatura.

É neste quadro de objetivos gerais que se justifica plenamente o apoio do Plano Nacional de Leitura ao projeto Medialab da iniciativa do Centro Educativo do Diário de Notícias.

Consideramos ainda que há outras vertentes mais específicas da aprendizagem da leitura e da escrita que são contempladas neste projecto:

  • Enriquecimento cultural dos alunos numa perspetiva transdisciplinar, através  da leitura de textos da comunicação social e a subsequente formação de leitores do mundo.
  • Desenvolvimento do espírito crítico necessário para o desenvolvimento de uma cidadania responsável e ativa.
  •  Apropriação do funcionamento da língua, nomeadamente, a utilização das diferentes categorias gramaticais.
  • Contacto com diferentes estratégias e técnicas de escrita promotoras da capacidade de síntese.
  • Recurso a uma dimensão lúdica da escrita através da elaboração de diferentes tipologias de texto: notícia, entrevista e crónica.

 

 

 

 


                            http://4.bp.blogspot.com/-BXE7Q-nlcYA/UBT8x0-k8KI/AAAAAAAAEmo/BgtF4Gi0FEI/s1600/ler+mais.png

Desafia as escolas do Secundário do continente e os seus professores a prepararem e a orientarem os alunos para que façam promoção de leitura junto das comunidades locais, ao mesmo tempo que eles próprios se envolvem com a leitura, mobilizando, designadamente, a população sénior para colaborar nas dinâmicas decorrentes dos projetos de leitura desenvolvidos por cada escola.

 ver mais - Ler+Jovem


 

15/03/2011 | Medialab

Comunidade
Comunidade - Parcerias
Gabinete Parlamento Europeu
Portal da Literacia Mediática
Gabinete para os Meios de Com. Social
Plano Nacional de Leitura
Vimeca
Pordata
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email